Contatos
Envie sua mensagem para nossa equipe






Colheita do milho atinge 17% da área no RS

Áreas plantadas mais cedo apresentam bons níveis de produtividade

Colheita do milho atinge 17% da área no RS

A colheita do milho no Rio Grande do Sul tomou impulso nesta semana, com avanço de seis pontos percentuais em relação à semana passada, e atingiu 17% da área cultivada, segundo levantamento dos técnicos do serviço de assistência técnica e extensão Rural (Emater/RS). Os técnicos da instituição observam que o processo de maturação também ocorre de forma mais acelerada, “tendo 25% das áreas prontas para a ceifa”.

No boletim semanal de conjuntura, os técnicos gaúchos relatam que os rendimentos obtidos até agora, tanto em grão como em silagem, têm agradado os produtores, que vêm colhendo quantidades bem acima do esperado. “São lavouras que foram plantadas mais cedo e se encontravam fora das fases de floração e enchimento de grão quando da estiagem ocorrida em início de dezembro e, portanto, não sofreram prejuízos”, dizem eles.

Na opinião dos técnicos, o que preocupa parte dos produtores no momento é a situação das áreas que ainda se encontram em desenvolvimento vegetativo e floração (fases de risco), pois essas lavouras podem ter seu potencial de produção reduzido, caso as chuvas não consigam manter a umidade do solo em níveis satisfatórios. Entretanto, eles ressaltam que por ora as informações dão conta que não há, de forma significativa, maiores reduções nas expectativas.

Fonte: Globo Rural / Venilson Ferreira

Veja mais notícias