Contatos
Envie sua mensagem para nossa equipe






Exportação de milho por Paranaguá dobra no primeiro semestre

A colheita da segunda safra de milho começou só agora, mas o volume exportado este ano, já surpreende.

Exportação de milho por Paranaguá dobra no primeiro semestre

Segundo dados do departamento de estatística da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), no primeiro semestre deste ano, a exportação da commodity pelo Porto de Paranaguá foi o praticamente o dobro em comparação ao mesmo período de 2011. Em 2012, já são mais 868 mil toneladas exportadas, contra 440 mil toneladas no mesmo período do ano passado.

“Os números nacionais apontam um volume de dezessete milhões de toneladas de milho para exportação, até o final do ano. Desse total, cinco milhões devem vir a Paranaguá. É um volume grande; cem por cento a mais do que o Porto exportou no ano passado”, afirma o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese.

Até agora, o país já exportou mais de 1,8 milhão de toneladas de milho. Quase 135 mil toneladas apenas no mês de junho. Os dados são do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio.

Preços - Mesmo com previsão de safra recorde para este ano no Paraná – algo em torno de dez milhões de toneladas – a expectativa é que os preços se mantenham. “Apesar da oferta do produto estar se mostrando grande e, por conta disso, os preços estarem pressionados, a tendência é que isso se reverta face à quebra da safra norte-americana”, prevê o engenheiro agrônomo Marcelo Garrido, técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Marcelo Garrido. Segundo ele, o produtor paranaense deve receber em torno de R$ 20 pela saca do milho.

A colheita da segunda safra de milho começou em maio, seguiu em junho, se intensifica em julho, mas tem picos em agosto e setembro. De acordo com o Deral, os produtores paranaenses colheram apenas 5% do milho safrinha. Porém, 20% da colheita já estão vendidos. “Este ano tivemos alteração no calendário agrícola. O paranaense plantou seu milho dez dias antes, até para prevenir o período mais crítico de geada”, explica Garrido.

De janeiro a junho, ainda de acordo com o técnico do Deral, a exportação do milho brasileiro gerou receita de U$ 470 milhões. Para o Paraná, foram 180 milhões, no mesmo período. Ou seja, o Estado teve uma participação de 38%. “Essa participação é muito maior que a média do ano passado, que não passou de 16%”, afirma Garrido.

E a expectativa é que a exportação do milho safrinha ainda deve aumentar muito no segundo semestre, caso se confirme a quebra da safra norte-americana, em decorrência da drástica seca.

Exportadores – Segundo Helder Catarino, gerente comercial Interalli, uma das principais exportadoras da commodity em Paranaguá, a expectativa é fechar o ano com mais de quatro milhões de toneladas de milho exportadas. “Os principais fatores que fazem melhorar a nossa expectativa são a alta produção da segunda safra, a demanda aquecida pelo produto e os bons preços”, afirma.

Mais de 653 mil toneladas de milho exportado por Paranaguá são provenientes de produtores paranaenses. O segundo principal Estado de origem do produto é o Mato Grosso do Sul, responsável por 55 mil toneladas. E os principais destinos da carga, em 2012, foram Taiwan e Marrocos.

Aos exportadores e produtores que pretendem operar pelo porto paranaense, o diretor empresarial da Appa dá um recado. “Nós faremos o possível para atender toda a demanda. Considerando o desempenho que tivemos com a soja, apesar de toda a chuva do primeiro semestre, eu digo aos produtores: podem ficar tranquilos que o Porto de Paranaguá vai dar conta”, garante Lourenço Fregonese.

Fonte: Fonte: APPA

Veja mais notícias