Contatos
Envie sua mensagem para nossa equipe






Lei sancionada por Dilma institui o Dia do Milho

O Dia Nacional do Milho foi criado essa semana e, a partir de agora, será comemorado nacionalmente no dia 24 de maio.

Lei sancionada por Dilma institui o Dia do Milho

A data foi criada por meio de lei federal sancionada pela presidenta Dilma Rousseff (PT) e a iniciativa foi do Ministério da Agricultura. Segundo o texto da lei o objetivo da ação é "estimular e orientar a cultura do milho" mas, apesar disso, é desconhecida por parte dos produtores, comerciantes e consumidores do milho. Nas cidades de Itapeva e Itapetininga são produzidas 380 mil toneladas de milho por ano. Na região de Sorocaba as cidades Capela do Alto e Capão Bonito também são fortes produtoras do grão mas especialistas afirmam que a cultura tem pedido espaço para a soja que tem maior valor de venda e é comercializada para o mercado externo.

Em Capela do Alto, o diretor de Departamento da Agricultura, Dinei Quevedo afirma que a produção de milho gera 350 empregos diretos na cidade e outros 1.200 indiretos. "Já fomos conhecidos como a capital do milho, hoje perdemos para outros municípios mas a produção ainda é muito importante para a economia da cidade", pondera ele. Quevedo lembra que em março é realizada na cidade a Festa do Milho que dura cinco dias e recebe cerca de 15 mil visitantes por dia. A falta de chuva prejudica a produção na cidade e a estimativa de Quevedo é que cerca de 25% da safra deste ano seja perdida. "Se não granar, o milho estiver verde, vai ter que ser aproveitado para fazer ração animal", pondera.

Engenheiro agrônomo e chefe da Casa de Agricultura de Capela do Alto, Antônio Roberto Vieira de Campo informa que o município tem cerca de 1,6 mil hectares plantados de milho, sendo metade de milho em grãos e outra metade de milho verde. Voltado para ração animal e fabricação de farinhas e outros derivados, a cidade produz, anualmente, 5,6 mil toneladas de milho seco. Já a produção do milho verde, consumido exclusivamente por humanos, soma 9,6 mil toneladas por ano na cidade. Segundo o engenheiro o preço do produto varia entre R$ 0,45 a R$ 0,50. Na cidade são cerca de 50 produtores. Campo também é diretor no sindicato rural de Araçoiaba da Serra.

Mesmo com pouca chuva este verão não será tão seco como o de 2014, quando 40% da safra de Capela do Alto não vingou. "Este ano temos altas temperaturas com metade de chuvas previstas para o mês de fevereiro mas choveu na hora certa e isso não vai prejudicar tanto a produção", afirmou o Campo. Segundo ele, como a produção foi baixa durante o ano passado, muitos produtores desistiram de plantar milho este ano. "Muitos tiveram que recorrer a seguros ou linhas de crédito e este ano estão desestimulados", comentou. Por isso, o volume da safra também será menor. O milho seco produzido em Capela do Alto é vendido para produtores agrícolas da região que criam principalmente porcos e aves. Já o milho verde é comercializado para outros Estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Notícia publicada na edição de 30/01/15 do Jornal Cruzeiro do Sul - Carolina Santana.

Veja mais notícias