Contatos
Envie sua mensagem para nossa equipe






Milho Safrinha: Geadas atingem lavouras no MS; prejuízos começam a ser contabilizados

As geadas previstas para esse fim de semana se confirmaram em algumas regiões e causou perdas em lavouras de milho no Mato Grosso do Sul. Os prejuízos no estado começaram a ser contabilizados esta semana.

Milho Safrinha: Geadas atingem lavouras no MS; prejuízos começam a ser contabilizados

 

No ano passado, na cidade de Aral Moreira, o produtor André Fabres perdeu 70% de seu milho safrinha por conta das baixas temperaturas e este ano voltou a sofrer com as condições climáticas adversas, e já verifica suas perdas.

Cristiano Bortolotto, agricultor da mesma região, já estima uma quebra de pelo menos 15% de suas plantações por conta da geada. As folhas foram queimadas pela formação da intempérie no período do preenchimento dos grãos, um dos mais importantes para a planta.

“Ocorre o secamento da folha, não conseguindo mais fazer a fotossíntese e ocorrendo a perda no peso e a má formação do grão”, explica o agrônomo Luiz Felipe Corsini.

Atualmente, o Mato Grosso do Sul é o terceiro maior produtor de milho safrinha do país. Para este ano, estima-se que a área plantada ultrapasse 1,1 milhão de hectares, sendo 40% na região sul, onde a geada afetou as lavouras de pelo menos quatro cidades.

Fonte: Com informações do Globo Rural

Veja mais notícias